ORANGE SOLAR

  • SUA
  • ENERGIA

SISTEMA HÍBRIDO

É o sistema ideal quando se quer ter energia solar, reduzindo sua conta ao mínimo e também onde se deseja ter uma maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica, com o sistema fornecendo energia para a carga mesmo em situação de falta de energia da rede elétrica.

No Brasil ainda não há uma norma definida para inversores híbridos e, desse modo, os equipamentos disponíveis fora do país ainda não podem ser utilizados aqui. De qualquer modo, esse mesmo sistema pode ser adquirido utilizando dois inversores, um ongrid e outro offgrid.

Esse sistema também necessita de um banco de baterias, porém normalmente se dimensiona um armazenamento menor do que nos sistemas offgrid, pois o banco de baterias será necessário somente para momentos de falta de energia da rede e onde a luz do sol é insuficiente para alimentar as cargas.

Uma outra variação do sistema híbrido, um pouco mais barata e disponível no Brasil, é um sistema que utiliza um inversor offgrid com entrada da rede elétrica. Nesse sistema, que funciona também como um sistema de backup, é possível obter uma grande confiabilidade no fornecimento de energia para as cargas da residência ou comércio, podendo alimentá-las com a luz solar, com a rede elétrica ou com a energia armazenada nas baterias. A única diferença desse sistema com o anterior é que ele não pode exportar energia solar para a rede elétrica da distribuidora, ou seja, não há geração de créditos de energia.

O sistema de energia solar híbrido une as características dos sistemas off-grid e on-grid. É um sistema onde as cargas da sua residência ou comércio podem ser alimentadas pelo sol, mas também pela rede elétrica (distribuidora) e pelas baterias. Além disso, assim como o sistema on-grid, o sistema híbrido é capaz de exportar energia excedente para a rede, gerando créditos que podem ser utilizados em momentos onde não há geração solar.