ORANGE SOLAR

  • SUA
  • ENERGIA

EQUIPAMENTOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Equipamentos de Energia Solar Fotovoltaica

A preocupação com a qualidade dos equipamentos de energia solar fotovoltaica deve ser um dos principais pontos em sua escolha. Da mesma forma que a experiência na execução do serviço por parte da equipe técnica. Por essa razão, trabalhamos sempre com marcas que possuem certificação dos seus equipamentos. Essas comprovações são imparciais no que diz respeito a qualidade dos produtos desenvolvidos, analisando tanto tecnicamente quanto possibilitando a melhoria contínua dos fabricantes.

Para equipamentos e sistemas eletrônicos de um sistema de energia solar são inspecionados tanto as instalações quanto os processos de gestão do fabricante. Juntamente com a análise da documentação do produto e acompanhamento de testes funcionais.

Os principais equipamentos fotovoltaicos são:

Módulos Fotovoltaicos:

Também conhecidos como painéis solares ou painéis fotovoltaicos, eles são os responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica de corrente contínua. Os módulos são agrupados em série e/ou paralelo conforme a necessidade de cada cliente.

Todos os painéis que utilizamos em nossos projetos são certificados pelas normas Europeias IEC61730 e IEC61215, que dentre outras características são desenvolvidos para suportar pedras de granizo de 35mm a 100 km/h. Além disso, trabalhamos somente com os fabricantes líderes mundiais e de empresas financeiramente sólidas. Alguns dos parâmetros utilizados na escolha de nossos fornecedores são a classificação Tier 1 da Bloomberg (BloombergNEF) e Top Performer DNV-GL.

Inversores:

Possuem a função de converter a energia de corrente contínua gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada. A corrente alternada será automaticamente utilizada pelos equipamentos elétricos conectados à mesma rede elétrica. Também tem a função de controlar a geração de energia dos painéis solares de modo a buscar o melhor ponto de operação para a máxima geração de energia.
Por isso, o inversor pode ser considerado o cérebro do sistema fotovoltaico, logo, é importante que seja de um fabricante com tecnologia de ponta e confiabilidade. Todavia, escolher apenas os melhores fabricantes não é suficiente! É necessário avaliar a necessidade específica de cada projeto, suas características e adequar o inversor ideal com o melhor custo x benefício.

Estrutura de Fixação dos painéis:

Os módulos fotovoltaicos devem ser muito bem fixados nos telhados ou no solo, de modo a suportar as forças do vento definidas na Norma NBR 6123. Não apenas, mas na maioria dos casos, devem ser fixados na estrutura dos telhados e não nas telhas.

É importante que as estruturas sejam compostas por materiais compatíveis com a durabilidade dos painéis, de modo que o seu sistema tenha uma vida útil de 25 anos.

Caixas de proteção de corrente contínua:

Uma proteção muito importante dentre os equipamentos de energia solar fotovoltaica. Elas são instaladas entre os inversores e os painéis solares e possuem a função de agrupar os circuitos. Proporcionando dessa forma, um modo de interromper o fornecimento de energia dos painéis ao inversor, bem como proteger os inversores e painéis contra surtos de tensão (causados por raios, por exemplo) induzidos nos circuitos de corrente contínua.

Cabos e outros materiais da instalação:

Cabos, eletrodutos, disjuntores, conectores, DPS (dispositivos de proteção contra surtos), presilhas, terminais são alguns dos materiais utilizados em uma instalação fotovoltaica.

Apesar de muitas vezes passarem desapercebidos, é importante que tenham qualidade equivalente aos outros equipamentos de energia solar fotovoltaica, garantindo assim a segurança e a durabilidade do sistema.

Gostaria de saber mais sobre como funciona a energia solar fotovoltaica? Clique aqui!